top of page

A LEI MARCIAL: O sistema de leis que tem efeito quando uma autoridade militar toma o controle.

Tanques durante a lei marcial na Polônia / Tiroteios por parte no exército iraniano na Praça Jaleh (Teerã) após a imposição da lei marcial no Irã em setembro de 1978, massacre com 88 mortos

Lei marcial

Chama-se lei marcial o sistema de leis que tem efeito quando uma autoridade militar (geralmente após uma declaração formal) toma o controle da administração ordinária da justiça (normalmente de todo o Estado).

A lei marcial traduz-se geralmente pela suspensão de todas as (ou parte das) liberdades fundamentais do cidadão, como o ato de se deslocar, principalmente a de se reunir, de manifestar sua opinião e de não ser aprisionado sem fundamento jurídico. A lei marcial entra em vigor somente em situações excepcionais, como na preparação da instituição de um regime totalitário ou ainda em reação a uma catástrofe natural.

17 Comments


LÍDER DO CDTNG1
LÍDER DO CDTNG1
Sep 30, 2018
Like

LÍDER DO CDTNG1
LÍDER DO CDTNG1
Sep 30, 2018

Ligações externas

📷O Wikcionário tem o verbete totalitarismo.

Like

LÍDER DO CDTNG1
LÍDER DO CDTNG1
Sep 30, 2018

Referências

  1. Ir para cima↑ Robert Conquest Reflections on a Ravaged Century (2000) ISBN 0-393-04818-7, page 74

  2. Ir para cima↑ C.C.W. Taylor. “Plato's Totalitarianism.” Polis 5 (1986): 4-29. Reprinted in Plato 2: Ethics, Politics, Religion, and the Soul, ed. Gail Fine (Oxford: Oxford University Press, 1999), 280-296.

  3. Ir para cima↑ As We Go Marching Por John T. Flynn

  4. Ir para cima↑ As We Go Marchin Por John T. Flynn

  5. Ir para:a b Pipes, Richard (1995), Russia Under the Bolshevik Regime, New York: Vintage Books, Random House Inc., ISBN 0-394-50242-6.

  6. Ir para cima↑ Stanley G. Payne, Fascism: Comparison and Definition (UW Press, 1980), p. 73

  7. Ir para cima↑ G. Gentile & B. Mussolini in "La dottrina del fascismo" 1932)

  8. Ir para…

Like


LÍDER DO CDTNG1
LÍDER DO CDTNG1
Sep 30, 2018

Noam Chomsky

Em texto dedicado a Noam Chomsky, Jean Ziegler escreve: “Existem três totalitarismos: o totalitarismo stalinista, o totalitarismo nazista, e, agora, o "tina" (palavra formada com as iniciais da expressão inglesa there is no alternative ("não há alternativa"), utilizada por Margaret Thatcher para proclamar o caráter inelutável do capitalismo neoliberal).


A "tina", em sua concepção de integração global, trabalharia para a integração econômica planetária, mas somente em prol dos interesses das altas classes financeiras, dos bancos e dos fundos de pensão, potências que controlariam também as mídias. Assim, aqueles que se opõe a essa política são chamados de "anti-globalização", sendo sua crítica colocada à margem da mídia.


Considerando que a finalidade da democracia é que as pessoas possam decidir…


Like
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page