Grupo Bilderberg
- LÍDER DO CDTNG1
- 30 de set. de 2018
- 5 min de leitura
A reunião de Bilderberg é uma conferência anual criada em 1954 pelo príncipe Bernhard dos Países Baixos "para promover o diálogo entre a Europa e a América do Norte".
Os participantes são líderes políticos europeus e norte-americanos , especialistas da indústria , finanças , academia e mídia . As reuniões são realizadas sob a Regra da Chatham House . As reuniões do Bilderberg também são chamadas não oficialmente de "Grupo Bilderberg", "Conferência Bilderberg" ou "Clube Bilderberg".
Bilderberg Hotel na Holanda , localização epónima da primeira conferência em 1954
Formação29 de maio de 1954 ; 64 anos atrás
Filiação
c. 150 convidados, grupo principal menor
Presidente do Comitê Diretivo
Henri de CastriesLocal na rede Internetbilderbergmeetings .org
Origem
A primeira conferência foi realizada no Hotel de Bilderberg em Oosterbeek , Holanda , de 29 a 31 maio de 1954. Foi iniciada por várias pessoas, incluindo polonês exilado político-em- Józef Retinger que, preocupado com o crescimento do anti- O americanismo na Europa Ocidental propôs uma conferência internacional na qual líderes de países europeus e dos Estados Unidos seriam reunidos com o objetivo de promover o atlantismo - melhor entendimento entre as culturas dos Estados Unidos e da Europa Ocidental para fomentar a cooperação política, econômica e e questões de defesa.
Retinger se aproximou do príncipe Bernhard, da Holanda, que concordou em promover a idéia, juntamente com o ex -primeiro-ministro belga Paul van Zeeland , e o então chefe da Unilever , o holandês Paul Rijkens . Bernhard, por sua vez, contatou Walter Bedell Smith , então chefe da CIA , que pediu ao conselheiro de Eisenhower , Charles Douglas Jackson,para lidar com a sugestão.
A lista de convidados deveria ser elaborada convidando dois participantes de cada nação, um de cada para representar pontos de vista "conservadores" e "liberais". Cinquenta delegados de 11 países da Europa Ocidental participaram da primeira conferência, juntamente com 11 americanos.
O sucesso da reunião levou os organizadores a organizar uma conferência anual. Um comitê de direção permanente foi estabelecido com a nomeação de Retinger como secretário permanente. Além de organizar a conferência, o comitê de direção também manteve um registro dos nomes dos participantes e dos detalhes de contato, com o objetivo de criar uma rede informal de indivíduos que pudessem convocar uns aos outros em uma capacidade privada.
Conferências foram realizadas na França, Alemanha e Dinamarca nos três anos seguintes. Em 1957, a primeira conferência dos EUA foi realizada em St. Simons Island, na Geórgia , com US $ 30.000 da Fundação Ford .
A fundação também forneceu fundos para as conferências de 1959 e 1963. [5]
Participantes
Os participantes são entre 120 a 150 pessoas, compostos por líderes políticos , especialistas da indústria , finanças , academia e mídia . [2] Cerca de dois terços dos participantes vêm da Europa e o restante da América do Norte; um terço da política e do governo e o restante de outros campos. [2] [3] Historicamente, as listas de participantes foram pesadas para banqueiros, políticos, diretores de grandes empresas [8] e membros do conselho de grandes corporações de capital aberto, incluindo IBM , Xerox ,Royal Dutch Shell , Nokia e Daimler . [9] Chefes de Estado, incluindo o ex- rei Juan Carlos I da Espanha e a ex- rainha Beatrix da Holanda , participaram de reuniões. [9] [10] Uma fonte ligada ao grupo disse ao The Daily Telegraph em 2013 que outras pessoas, cujos nomes não são publicamente emitidos, às vezes aparecem "apenas para o dia" nas reuniões do grupo.
Reuniões
Atividades e objetivos
O objetivo original do grupo de promover o atlantismo , de fortalecer as relações entre os EUA e a Europa e de impedir outra guerra mundial cresceu; O tema do Grupo Bilderberg é "reforçar um consenso em torno do livre mercado do capitalismo ocidental e seus interesses em todo o mundo", segundo Andrew Kakabadse.
Em 2001, Denis Healey , fundador do grupo Bilderberg e membro do comitê de direção por 30 anos, disse: "Para dizer que estávamos lutando por um governo mundial, é exagerado, mas não totalmente injusto. Nós em Bilderberg nos sentimos." nós não poderíamos continuar lutando um contra o outro por nada e matando pessoas e deixando milhões de desabrigados, então sentimos que uma única comunidade em todo o mundo seria uma coisa boa.
De acordo com a página web do grupo, as reuniões são conduzidas sob a Regra da Chatham House , permitindo que os participantes usem qualquer informação que tenham obtido durante a reunião, mas não divulguem os nomes dos oradores ou quaisquer outros participantes.
De acordo com o ex-presidente Étienne Davignon em 2011, uma grande atração das reuniões do grupo Bilderberg é que eles oferecem uma oportunidade para os participantes falarem e debaterem com franqueza e descobrirem o que os principais realmente pensam, sem o risco de comentários improvisados. forragem para a controvérsia na mídia. [13]Um comunicado de imprensa de 2008 do "American Friends of Bilderberg" afirmou que "a única atividade de Bilderberg é a Conferência anual e que nas reuniões, nenhuma resolução foi proposta, nenhum voto foi tomado e nenhuma declaração de política foi emitida". [14] No entanto, em novembro de 2009, o grupo organizou um jantar no Castelo de Val-Duchesse, em Bruxelas, fora da sua conferência anual para promover a candidatura de Herman Van Rompuy para Presidente do Conselho Europeu .
Estrutura organizacional
As reuniões são organizadas por um comitê diretivo com dois membros de aproximadamente 18 nações. Os cargos oficiais incluem um presidente e um Secretário-Geral Honorário.
As regras do grupo não contêm uma categoria de membros, mas os antigos participantes recebem os relatórios anuais da conferência.
A única categoria que existe é "membro do comitê de direção".
Além do comitê, há um grupo consultivo separado com filiação sobreposta.
O economista holandês Ernst van der Beugel tornou-se secretário permanente em 1960, após a morte de Retinger. O príncipe Bernhard continuou a servir como presidente do encontro até 1976, ano de seu envolvimento no caso Lockheed .
O cargo de Secretário Honorário Americano foi sucedido sucessivamente por Joseph E. Johnson, do Carnegie Endowment , William Bundy, de Princeton , Theodore L. Eliot Jr. , ex -embaixador dos EUA no Afeganistão , e Casimir A. Yost, do Instituto da Universidade de Georgetown . para o estudo da diplomacia.
De acordo com James A. Bill, o "comitê diretor normalmente se reunia duas vezes por ano para planejar programas e discutir a lista de participantes".
Em 2002, o autor Jon Ronson escreveu que o grupo tem um pequeno escritório central na Holanda [sic] que a cada ano decide qual país sediará a próxima reunião. O país anfitrião então tem que reservar um hotel inteiro por quatro dias, além de providenciar serviços de alimentação, transporte e segurança. Para financiar isso, o anfitrião solicita doações de empresas simpáticas, como a Barclays , a Fiat Automobiles , a GlaxoSmithKline , a Heinz , a Nokia e a Xerox .
Comments