O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO
- LÍDER DO CDTNG1
- 3 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2018
Panorama do livro do Apocalipse
Conhecendo as características principais
Obviamente o livro do Apocalipse possui um peso muito grande no estudo da escatologia bíblica. Esse livro certamente é considerado por muitos cristãos como o livro mais difícil de se interpretar na Bíblia.
Realmente sua interpretação não é das mais fáceis, porém muita gente desconhece os princípios básicos e as características principais sobre o livro. Ao contrário do que muita gente pensa, há muito mais no livro do Apocalipse do que apenas um tipo de “manual sobre o futuro”.
Significado de "Apocalipse":
O título do livro, Apocalipse, vem do grego Apokalypsis e significa “revelação”. Seu estilo literário contém muitos elementos simbólicos, como também ocorre em algumas partes de outros livros bíblicos, como Ezequiel, Daniel e Zacarias.
O autor do livro:
O autor do livro do Apocalipse se identifica simplesmente como João (Ap 1). Dessa forma, a opinião mais aceita entre os estudiosos é a de que esse João seja o apóstolo de João.
Data em que o livro foi escrito:
Existe uma discussão sobre a data em que o livro do Apocalipse foi escrito. Alguns estudiosos entendem que Apocalipse foi escrito antes de 70 d.C., entre 54 e 68 d.C., durante o governo do imperador romano Nero Cesar.
Outros estudiosos defendem que Apocalipse foi escrito após 70 d.C., entre 81 e 96 d.C. durante o governo de Domiciano. A interpretação mais aceita é que Apocalipse tenha sido escrito na década de 90 d.C. I
Contexto histórico do livro:
O livro do Apocalipse foi escrito em um período muito difícil para os cristãos. Naquela época eles estavam sendo duramente perseguidos, tanto fisicamente quanto moralmente. O Império Romano havia instituído o culto ao imperador, e oficiais romanos tentavam forçar os cristãos a aderirem ao paganismo romano. Esse período resultou na morte de muitos mártires.
Além disso, falsos mestres estavam ensinando heresias que minavam o entendimento de alguns acerca do verdadeiro Evangelho, como por exemplo, o Gnosticismo.Tais ensinamentos heréticos tentavam aproximar o paganismo e o cristianismo.
É em meio a esse cenário caótico que Cristo dá uma série de revelações a João acerca dos acontecimentos presentes da época e também acerca dos que ainda iriam ocorrer (Ap 1:19).
Destinatários do livro:
O livro foi escrito por João enquanto prisioneiro na ilha de Patmos, e inicialmente é dirigido as sete igrejas da Ásia Menor (atual região ocidental da Turquia), sendo elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Mensagem e propósito do livro:
Basicamente, a mensagem do livro do Apocalipse para as sete igrejas é que Cristo estava ciente das condições que os cristãos estavam enfrentando. Essa mensagem exorta os cristãos a continuarem firmes, resistindo a todas as tentações e dificuldades, pois a vitória já foi garantida pelo próprio Jesus, e em breve Satanás será derrotado definitivamente e a Igreja reinará eternamente com Deus.
Com base nisso, podemos perceber que o conteúdo do livro não está restrito apenas àquelas igrejas, mas é uma mensagem endereçada a todas as igrejas de todos os períodos até o fim dos tempos, ou seja, a mensagem do Apocalipse mostra o reinado de Deus sobre toda a História, culminando em um final triunfante em Cristo.
Esboço do livro:
Capítulos 1 a 3 – Prólogo e as Cartas as Sete Igrejas: Cristo no meio dos Sete Castiçais;
Capítulos 4 a 7 – Os Sete Selos (início da série de visões celestiais);
Capítulos 8 a 11 – As Sete Trombetas;
Capítulos 12 a 14 – O nascimento de Cristo e o Dragão perseguidor: A Mulher e o Dragão;
Capítulos 15 a 16 – As Sete Taças;
Capítulos 17 a 19 – A Queda da Babilônia e das Bestas;
Capítulos 20 a 22 – O Reino dos Santos e o Juízo Final (incluindo as exortações finais e o encerramento).
Comments